Clipping2

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ spacing=”” center_content=”no” hover_type=”none” link=”” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” padding=”” dimension_margin=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_content_boxes layout=”icon-with-title” columns=”1″ title_size=”” title_color=”” body_color=”” backgroundcolor=”” iconcolor=”” icon_circle=”” icon_circle_radius=”” circlecolor=”” circlebordersize=”” circlebordercolor=”” outercirclebordersize=”” outercirclebordercolor=”” icon_size=”” icon_hover_type=”” hover_accent_color=”” link_type=”” link_area=”” link_target=”” icon_align=”left” animation_type=”” animation_delay=”” animation_offset=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ margin_top=”” margin_bottom=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_content_box title=”06/06/2017 – Palestra falando sobre o Programa Wellness” backgroundcolor=”” icon=”fa-newspaper-o” iconflip=”” iconrotate=”” iconspin=”no” iconcolor=”” circlecolor=”” circlebordersize=”” circlebordercolor=”” outercirclebordersize=”” outercirclebordercolor=”” image=”” image_width=”35″ image_height=”35″ link=”” linktext=”” link_target=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]

[/fusion_content_box][fusion_content_box title=”25/05/2017 – Matéria (por Filippo Pedrinola) publicada no site brazilhealth.com” backgroundcolor=”” icon=”fa-newspaper-o” iconflip=”” iconrotate=”” iconspin=”no” iconcolor=”” circlecolor=”” circlebordersize=”” circlebordercolor=”” outercirclebordersize=”” outercirclebordercolor=”” image=”” image_width=”35″ image_height=”35″ link=”” linktext=”Read More” link_target=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]

Quando sua Tireoide vai Mal

Sente-se confuso, engordando, arrepios de frio, queda de cabelo? Ou o oposto é verdadeiro para você: Está acelerado, suando muito ou ansioso? Sua tireoide pode ser a culpada. Essa pequena grande glândula que regula o corpo e a mente pode estar mal, mas frequentemente em mulheres. Buscar o tratamento adequado é crucial para voltar a se sentir bem e evitar sérios problemas de saúde.


O que é glândula tireoide? É uma glândula em forma de borboleta que fica na região do pescoço e produz os hormônios T3 e T4 que controlam a velocidade do seu metabolismo – o sistema que ajuda o corpo a queimar energia e se manter em bom funcionamento. As doenças da tireoide podem aumentar ou diminuir seu metabolismo devido a alterações na produção de seus hormônios, levando a uma ampla variedade de sintomas. Ganho de peso inexplicável pode ser um sinal, indicando baixa produção do T3 e T4, condição conhecida como hipotireoidismo. Em contraste, se a tireóide passa a produzir excesso de hormônios você pode ter perda de peso inexplicável, condição conhecida como hipertireoidismo. O hipo é muito mais comum. Aumento do volume do pescoço, condição conhecida como bócio, pode indicar que algo vai mal com a tireoide, podendo estar associado a hiper, hipo, nódulos  ou câncer de tireoide ou uma condição mais rara hoje em dia que é o bócio por carência de ingestão de iodo. Com a lei de obrigatoriedade de iodação no sal praticamente não vemos mais. Existem receptores para os hormônios T3 e T4 em todas as células do nosso corpo, mudanças no ritmo cardíaco pode acontecer tanto no hipo quanto no hipertireoidismo, além de ter notável impacto em seu nível de energia e humor. Hipotoreoidismo tende a deixar as pessoas mais cansadas, lentas e deprimidas. Já o hiper pode causar ansiedade, insônia e irritabilidade. Queda de cabelo é outro sinal de que sua tireoide pode estar desequilibrada, assim como pele seca e unhas quebradiças, tremores nas mãos, constipação ou diarreia e alterações no ciclo menstrual que pode ser confundido como climatério ou menopausa.

A causa mais comum de hipotireoidismo é a tireoidite de Hashimoto, doença auto-imune que frequentemente tem história familiar. Já a causa mais comum de hipertireoidismo é a doença de Graves, também auto-imune e que pode causar protusão dos globos oculares.

E o câncer de tireoide? O principal sintoma é o aparecimento  de nódulo no pescoço, porem, só 5% dos nódulos na tireoide são cancerígenos. O tratamento é cirúrgico, seguido ou não de radioiodoterapia.

Se você tem qualquer desses sinais e sintomas descritos nesse texto, procure um medico clínico ou endocrinologista para que ele solicite os exames de sangue adequados e peça ultrassonografia quando necessário.

[/fusion_content_box][/fusion_content_boxes][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Scroll to Top